segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Renovação de CNH x Emissão de CNH Definitiva

Para estabelecer a diferença entre ambas, primeiro devemos definir o que é CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o que é Permissão para Dirigir.

Carteira Nacional de Habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação, Carta, Habilitação, Porte de Arma... Enfim, tantos nomes e denominações para algo que faz com que pessoas sofram para obtê-la no dia a dia , é o documento que lhes dá o direito de conduzir o tão sonhado carro que talvez você esteja pagando as prestações, ou praguejando a sua décima ida à oficina. Pois bem, sofrimento que faz com que moças (ou rapazes) chorem o dissabor da reprovação em seu teste, ou até ameacem a vida dos meus colegas... Enfim, esse não é o objetivo deste post.
Anteriormente, as carteiras tinham a validade de seu exame médico, o qual erroneamente chamamos de exame de vista, válido por vinte anos.
Com o passar do tempo, o número de condutores e veículos aumentaram substancialmente, causando grande impacto na sociedade, fazendo com o que o denatran, juntamente com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elaborasse novas regras para os condutores.
Os exames que antes valiam por vinte anos, agora tem 5 anos de validade, onde nos trinta dias faltantes para o vencimento dos mesmos, você solicite, num posto ou ciretran mais próximo de sua residência a renovação destes.
Resumidamente, a carteira de habilitação é isso, simples não?

Permissão para Dirigir

Caro Fernando, qual é a diferença entre a permissão para dirigir e carteira nacional de habilitação?

Simples meu caro interlocutor, começaremos pelo lapso temporal de 1 (um) ano, que o permissionário (belo adjetivo) terá para não cometer "cagadas"...
Cagadas essas que envolvam o cometimento de multas de natureza grave (5 pontos) ou gravíssima (7 pontos) ou a reincidência em infração média (4 pontos);
Diferentemente em outros países, não é necessário o acompanhamento de alguém mais experiente (o que eu julgo essencial);
A utilização da direção defensiva não é um pré-requisito que fará com que a pessoa que não pratique, tenha a permissão cancelada, mas é algo muito importante que em nossa sociedade não se pratica muito, visto que nossos condutores (não digo todos) são mal educados, e educação essa precarizada pelo nosso sistema nacional de trânsito, que ao me ver utiliza de métodos paliativos afim de promover a direção defensiva.
Bem, chegando ao final de um ano, e o permissionário não cometa as infrações acima elencadas, terá o direito de solicitar a emissão da CNH definitiva, onde deverá efetuar o pagamento de uma guia para recebe-la em sua residência.

Pra finalizar, como funciona a duração do exame médico de um permissionário?

A validade é  os mesmos 5 (cinco) anos como explicado no primeiro caso acima. O que você terá na sua permissão é a validade de 1 (um) ano referente ao período de um condutor permissionário não cometer infrações que o faça cancelar sua permissão, e após a emissão da cnh definitiva, na cédula haverá o prazo de validade do seu exame, feito lá na época em que você sofria para tirar sua permissão.

Bem, se houver dúvidas, ou erros, por favor me corrijam!

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário