segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Licenciamento - Documento de Porte Obrigatório

2014 está acabando, as dúvidas continuam as mesmas com relação ao Licenciamento. Mas o que vem a ser Licenciamento? Onde se esconde? Qual é a sua finalidade? E qual é o seu valor?

Primeiramente, vou tentar explicar de uma maneira convencional, porque têm certas coisas que o Estado cobra que infelizmente não podemos questionar, apenas pagar...

Licenciamento é o documento de porte obrigatório, toda vez que você vai dar um passeio com seu carro, você deverá portá-lo consigo, caso contrário, estará infringindo o art. 232 do CTB, que é a mais leve das multas. (Entende-se que você tenha pago seu licenciamento mas esqueceu o documento em casa)

Caso você não pague o Licenciamento e vai levar aquela gata pra casa (que mora do outro lado da cidade) e você tope com uma operação daquelas que nem bicicleta é perdoada, sinto muito, você acaba de infringir o art. 230, inciso V, onde a medida administrativa é a remoção do veículo ou no português claro, seu carro vai preso. (Liberação de veículo apreendido eu falarei em outra oportunidade)

Pois bem, é simples assim, pagou o licenciamento (aquele verdinho como eu costumo ouvir), o carteiro baterá na sua porta em até 15 dias para lhe entregar o documento (tem que ter alguém em casa), caso não receba, é possível consultar no site do detran o Aviso de Recebimento (AR, é um número identificador de encomenda que os correios usam para localizar sua carta).

Neste ano de 2014, o Estado do Paraná mudou a forma de pagamento do seguro obrigatório, antigamente você poderia pagá-lo junto com o licenciamento, agora você pode pagar junto com o IPVA, no começo do ano (legal né?), por isso abaixo encontra-se a tabela para pagamento do Licenciamento, LICENCIAMENTO, ok? Não confunda, vou fazer um mantra abaixo para você não se confundir....

LICENCIAMENTO, DOCUMENTO DE PORTE OBRIGATÓRIO
LICENCIAMENTO, DOCUMENTO DE PORTE OBRIGATÓRIO
LICENCIAMENTO, DOCUMENTO DE PORTE OBRIGATÓRIO
LICENCIAMENTO, DOCUMENTO DE PORTE OBRIGATÓRIO

Tabela de pagamento conforme os dois números finais das placas.

Finalizando esta postagem, para quem é curioso, no próprio documento você encontra sua identificação, no licenciamento, seu nome correto é CERTIFICADO DE REGISTRO E LICENCIAMENTO DE VEÍCULO ou CRLV.

Qualquer dúvida aguardo comentário, assim como qualquer correção, afinal de contas "herrar é umano"....

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário